Montel Williams
Montel Williams foi o anfitrião do The Montel Williams Show, que foi um programa inovador em muitos aspectos. Foi o primeiro homem afro-americano a apresentar um talk show diurno. O The Montel Williams Show foi elogiado pelo seu conteúdo inspirador.
Atualmente, Montel apresenta o programa Military Makeover: Operation Career no canal Lifetime. Está também ativamente envolvido na sua organização sem fins lucrativos MS Foundation. Para além disso, Williams é autor de oito livros sobre a sua vida.
Sally Jessy Raphael
Sally Jessy Raphael apresentava o talk show Sally. O seu programa foi um dos primeiros talk shows na história da televisão a ter uma apresentadora mulher. Sally não se coibia de discutir temas difíceis. De facto, os óculos vermelhos que usava para o programa tornaram-se um furor e parte da sua identidade.
Após o fim do seu programa, Sally continuou a apresentar uma série de outros programas. Apresentou um programa chamado Sally Jessy Rides no NewNowNext.
Geraldo Rivera
Geraldo Rivera foi o apresentador do talk show diurno Geraldo durante onze temporadas. O Geraldo era conhecido por colocar alguns dos nomes mais controversos uns contra os outros. Num dos episódios, um dos convidados partiu o nariz durante uma luta em direto no programa.
Atualmente, Rivera é correspondente de guerra da FOX News. Ele também participou de reality shows como The Celebrity Apprentice e Dancing with the Stars. Em 2020, completou cinquenta anos na indústria televisiva.
Ricki Lake
Ricki Lake é o apresentador do talk show Ricki Lake. O programa de Ricki Lake era dirigido principalmente à Geração X e centrava-se em questões pessoais. O programa de Lake é frequentemente referenciado em muitos outros programas populares, como Gilmore Girls.
Após o seu programa, Ricki Lake participou em muitos programas de televisão e filmes. Participou também como painelista e participante em programas como The Masked Singer e The X Fator: Celebrity Edition.
Maury Povich
Maury Povich apresenta o talk show Maury, originalmente intitulado The Maury Povich Show. O programa, que está agora na sua 13ª temporada, trata de temas e tópicos socialmente relevantes.
O programa foi renovado até 2022 em 2020. Povich dirige também o jornal semanal Flathead Beacon. Fez também uma participação especial na popular sitcom How I Met Your Mother, onde interpretou um nova-iorquino. Povich é também coproprietário do Chatter, um bar e restaurante de Washington DC.
Oprah Winfrey
Nos anos 90, Oprah Winfrey começou a apresentar o The Oprah Winfrey Show, que a tornou um nome conhecido em todo o mundo. Conhecida pelo seu tom empático, The Oprah Winfrey Show tornou-se uma das pedras angulares da cultura popular, tendo ganho vários prémios e nomeações.
Em 2011, Oprah lançou a sua rede OWN. Oprah foi atualmente notícia por ter conduzido a entrevista de Megan Markle & Príncipe Harry. Oprah também fez uma parceria com o Príncipe Harry para uma série documental sobre saúde mental, The Me You Can’t See, na Apple TV+.
Chris Matthews
Chris Matthews foi o anfitrião do talk show Hardball with Chris Matthews. Matthews era conhecido pela sua assinatura de gritar com os seus convidados. O programa recebeu o nome de um dos seus livros Hardball: How Politics Is Played, Told by One Who Knows the Game.
Em 2020, Matthews anunciou sua aposentadoria do programa. Na ocasião, afirmou que a geração mais jovem está pronta para assumir as rédeas do programa. E acrescentou: “Vemo-los na política, nos media, na luta pelas causas. Estão a melhorar o local de trabalho”.
Leeza Gibbons
Leeza Gibbons foi originalmente co-apresentadora do talk show diurno John & Leeza from Hollywood. Depois que John deixou o programa, ele foi mudado para Leeza. Inicialmente, o programa apresentava os acontecimentos do mundo do espetáculo, mas sofreu uma alteração de formato depois de passar a chamar-se Leeza.
Depois disso, Leeza passou a ser co-apresentadora do Entertainment Tonight. Ela também é autora do best-seller do The New York Times Take Your Oxygen First: Protecting Your Health and Happiness While Caring for a Loved One with Memory Loss (Proteja a sua saúde e felicidade enquanto cuida de um ente querido com perda de memória).
Phil Donahue
Phil Donahue é lendário no sentido em que lhe é atribuída a criação do género de talk shows diurnos ao estilo dos tablóides. Donahue é o criador, produtor e apresentador do talk show The Phil Donahue Show. O programa foi um sucesso durante vinte e seis anos.
Após a sua conclusão, Donahue continuou a realizar muitos projectos. Foi visto pela última vez como convidado em Today, The Drew Barrymore Show e Late Night with Seth Meyers. Ele será visto em breve em um documentário intitulado Bella! como ele mesmo.
Elisabeth Hasselbeck
Elizabeth Hasselbeck foi uma das apresentadoras do programa The View da ABC. Aceitou o programa depois de o seu agente a ter convencido a fazê-lo. No The View, Hasselbeck adoptou mais ou menos uma posição conservadora.
Mais tarde, Hasselbeck foi apresentadora do programa Survivor: The Australian Outback e co-apresentou o programa Fox & Friends durante dois anos. Ela também tem três livros publicados em seu nome. Em 2016, ela se aposentou da televisão e não tem sido vista muito desde então.
Arsenio Hall
Arsenio Hall foi o anfitrião do programa de fim de noite The Arsenio Hall Show durante seis temporadas. O programa tinha como principal objetivo atrair um público mais jovem. Tornou-se um êxito em pouco tempo, ganhando dois Emmys e três NAACP Image Awards.
O programa foi cancelado em 2014. Em 2012, Hall venceu a primeira edição do Celebrity Apprentice. Depois disso, ele apareceu em vários filmes e séries de televisão. Ele foi visto pela última vez no filme cômico da Amazon Prime Coming 2 America como Semmi.
Rosie O’ Donnell
De 1996 a 2002, Rosie O’ Donnell apresentou o seu próprio talk show diurno – The Rosie O’ Donnell Show. O programa valeu-lhe a alcunha de “Rainha da Simpatia”, para além de lhe ter valido numerosos Emmys de Daytime.
Após o fim do seu programa, Donnell foi moderadora do programa The View da ABC durante um ano. Desde então, escreveu dois livros de memórias e continua a ser uma personalidade da televisão. Donnell tem também a sua própria fundação For All e detém uma participação na R Family Vacations, uma empresa queer de férias em família.
Bill O’ Reilly
Bill O’Reilly foi o anfitrião do The O’Reilly Fator (uma versão inteligente do The Oh Really Fator) na Fox News. O programa pré-gravado abordava as questões políticas e as notícias actuais até ser eliminado pela rede em 2017.
Bill participou também no filme para televisão Killing [Blank]. Apresenta um podcast No Spin News, que transformou numa série de vídeos. Em 2020, ele foi coautor de Killing Crazy Horses: As guerras indígenas impiedosas na América com Martin Dugard.
Whoopi Goldberg
A atriz e comediante Whoopi Goldberg foi a anfitriã do talk show The Whoopi Goldberg Show nos anos 90. O programa teve uma enorme duração de 200 episódios e contou com convidados como Elizabeth Taylor, Al Gore e Burt Reynolds. Foi filmado sem público em estúdio.
Atualmente, Whoopi é uma das vinte e duas apresentadoras permanentes do programa The View da ABC (atualmente na sua 24.ª temporada). Também foi vista pela última vez nas séries televisivas The Stand e Staged. Os próximos projectos de Whoopi incluem Harlem (uma série televisiva), Fairy Tale Forest (um filme televisivo) e Sister Act 3.
Jay Leno
Antes de substituir Johnny Carson no The Tonight Show, Jay Leno já era um nome estabelecido na comédia de stand-up. Manteve o espetáculo durante 4610 episódios. Leno deixou o cargo de apresentador do Tonight em 2014. No mesmo ano, foi introduzido no Hall da Fama da Televisão.
Após a sua dissociação ativa do The Tonight Show, Leno é um convidado regular em muitos programas noturnos. A sua agenda está repleta de digressões mundiais de stand-up comedy. Em breve, poderá ser visto como apresentador do programa de jogos You Bet Your Life.
Queen Latifah
A cantora americana Queen Latifah apresentou o seu talk show The Queen Latifah Show de 1999 a 2002. O seu programa era descrito como “Dear Abby para a geração hip-hop” e apresentava uma série de celebridades e caras comuns.
Após o cancelamento da série, Queen Latifah concentrou-se na sua carreira de cantora. Entretanto, foi também produtora executiva de vários programas. Recentemente, foi produtora executiva da série televisiva The Equalizer. Os próximos projectos de Queen Latifah incluem Tiger Rising e End of The Road.
James Lipton
James Lipton foi o apresentador do Inside The Actors Studio na Bravo, um talk show que começou como um seminário de artesanato televisionado para os alunos da Actors Studio Drama School. Lipton apresentou o programa por mais de uma década antes de deixar o programa em 2018.
Em 2019, ele apareceu como Warden Stefan em alguns dos episódios de Arrested Development. Ele faleceu em 2020 com noventa e três anos de idade.
Joan Rivers
Apelidada de “Rainha da Maldade”, Joan Rivers apresentou o seu programa The Late Show Starring Joan Rivers, nos anos 90. Rivers era conhecida pela sua língua afiada e por manter uma conversa sem limites. Foi também a primeira mulher a ter o seu próprio programa noturno.
Depois disso, Joan Rivers foi vista em vários outros programas, tais como Celebrity Apprentice, Celebrity Family Feud, Fashion Police! Ela foi aclamada como uma inspiração por inúmeros comediantes, tais como David Letterman e Whoopi Goldberg.
Dr. Phil McGraw
O Dr. Phil McGraw nem nos seus sonhos mais loucos tinha pensado em acabar como apresentador de um talk show. Originalmente um psicólogo, o Dr. Phil era um rosto regular no programa da Oprah. As suas aparições regulares resultaram no seu próprio programa de aconselhamento intitulado Dr. Phil.
Incentivado pelo sucesso do seu programa, o Dr. Phil concebeu uma série de spinoffs em torno do seu programa original. Em 2012, ele criou uma empresa de telemedicina Doctor on Demand. Dr. Phil é suposto estar no ar até 2023, de acordo com o anúncio de renovação feito em 2018.
Joy Behar
Joy Behar começou como atriz e comediante antes de acabar por ser uma das co-apresentadoras do programa The View da ABC. Behar deixou o programa em 2013, apenas para regressar como co-apresentadora em 2014 e 2015.
Desde então, ela tem sido um rosto permanente no programa. Para além do The View, Behar apresentou o seu próprio programa The Joy Behar Show durante dois anos, é autora de um livro: The Great Gasbag: An A-Z Study Guide to Surviving [Blank] World e tem sido bastante ativa no circuito teatral.
Richard Bey
Richard Bey costumava apresentar um dos talk shows mais populares dos anos 90, The Richard Bey Show. O programa era famoso pelo seu segmento “Roda da Tortura”. O programa durou quatro anos antes de ser cancelado em 1996.
Bey regressou como co-apresentador do The Buzz. Em 2007, começou a apresentar um novo programa na WWRL. Em 2013, apresentou os últimos episódios do programa matinal na WWRL. Até à data, não há informações recentes sobre ele.
Laura Bozzo
Laura Bozzo, personalidade da televisão peruana, foi a apresentadora do talk show espanhol Laura. Logo que foi para o ar, o programa tornou-se um dos mais vistos na América Latina.
Após o seu cancelamento em 2001, Laura regressou com um programa de curta duração, Laura in Action. Depois disso, ela mudou sua base para o México para seu novo programa Laura de todos: sin Miedo a la verdad. Os talk shows de Laura foram muitas vezes comparados ao programa de Jerry Springer em termos de estilo e tratamento.
David Letterman
David Letterman foi o apresentador de dois talk shows muito populares: Late Night with David Letterman e The Late Show with David Letterman. Ele apresentou um total de 6.080 episódios de ambos os programas. Letterman anunciou sua aposentadoria do The Late Show with David Letterman em 2014.
Mas voltou a ser anfitrião com My Next Guest Needs No Introduction na Netflix. Letterman também é dono da Worldwide Pants, a empresa por trás da sitcom de sucesso Everybody Loves Raymond.
Carnie Wilson
Carnie Wilson costumava apresentar o seu talk show Carnie! na NBC. No entanto, o seu programa foi encerrado devido às baixas audiências. Mas isso não a manteve desocupada. Desde que o seu programa terminou, Carnie tem feito aparições como convidada em muitos programas e séries de televisão.
É também a co-fundadora e membro da banda musical Wilson Philips. Recentemente, as três gerações de Wilson juntaram-se para interpretar uma versão de “God Only Knows” no The Kelly Clarkson Show.
Jerry Springer
Jerry Springer foi o anfitrião de um dos talk shows de maior sucesso da sua época. The Jerry Springer Show começou por ser um talk show centrado sobretudo em questões políticas. No entanto, devido à queda das audiências, o tema do programa foi revisto e substituído por tópicos controversos. Springer foi o apresentador do programa durante 27 temporadas.
Após o término do show, Springer assinou um novo show Judge Jerry em 2019. Mas, Judge Jerry não teve sucesso em agarrar os olhos do público. Foi considerado pela crítica como um dos piores programas da história da televisão.
Jenny Jones
Jenny Jones foi a apresentadora do The Jenny Jones Show de 1999 a 2003. O programa, que durou doze temporadas, teve um início irregular devido ao seu tema. Devido às fracas audiências, decidiu-se manter o seu conteúdo leve e divertido a partir da terceira temporada.
Atualmente, Jenny Jones mantém-se afastada das luzes da ribalta. Reinventou-se como cozinheira. Jenny tem o seu canal de culinária no YouTube, onde prepara pratos de lamber os dedos. Ela também dirige um programa Jenny’s Heroes para ajudar as pessoas a desenvolver as suas comunidades.
Danny Bonaduce
Apresentador de um talk show, lutador profissional, ator e comediante, Danny Bonaduce já fez de tudo. Durante a década de 1990, foi o anfitrião do talk show Danny. Embora o primeiro programa de Danny tenha começado com desenvoltura e tenha contado com a participação do elenco de The Partridge Family, os restantes episódios não conseguiram obter as audiências desejadas.
No final, o programa foi cancelado. Desde então, Danny passou a dedicar-se a outros projectos, principalmente na rádio. Ele foi visto pela última vez na série de televisão The Kids are Alright em 2019.
Pat Sajak
Pat Sajak começou como meteorologista, mas acabou por ser o apresentador do programa Wheel of Fortune. Sajak recebeu três Emmys de Melhor Apresentador do Daytime.
Em seguida, passou a apresentar o The Pat Sajak Show e, muitas vezes, foi apresentador convidado do Larry Live. Sajak continua a apresentar Wheel of Fortune – e o fará até 2022. Em 2021, ele também comemorou 40 anos do game show.
Greg Kinnear
Greg Kinnear foi o apresentador do Later with Greg Kinnear durante dois anos, de 1994 a 1996. Antes disso, foi apresentador do Talk Soup desde 1991. Deixou o programa para se concentrar na sua florescente carreira de ator.
Desde então, Kinnear tem participado em muitas produções. Foi nomeado para um Óscar pelo seu desempenho em As Good as it Gets. Kinnear, que, foi visto pela última vez em Good People,The Stand e Crisis; será visto em breve em Sight, Shining Vale e In The Devil.
Ellen DeGeneres
Antes de se consolidar como uma das apresentadoras mais notáveis da cultura pop, Ellen apareceu em duas sitcoms Ellen e The Ellen Show. Ellen saiu do proverbial armário no programa de Oprah. Em 2003, começou a apresentar o seu programa The Ellen DeGeneres Show.
A série completou mais de 3100 episódios até à data e ganhou 61 Daytime Emmys. Em maio, Ellen confirmou que iria terminar o The Ellen DeGeneres Show este ano. Embora o seu programa chegue ao fim, Ellen tem um punhado de projectos sob a sua alçada; alguns dos quais incluem Jekyll, Couple Time, Endangered, e Little Funny.
Os anos 90 foram uma época mágica. Tinha alguns talk shows muito bons. De facto, este período definiu o género e criou precedentes para a próxima geração. Devemos a esta época o facto de ter proporcionado algumas verdadeiras jóias de apresentadores como Oprah, Ellen e outros. Vejamos alguns apresentadores de programas de entrevistas dos anos 90 que, à sua maneira, contribuíram para a cultura desta década icónica, ao mesmo tempo que nos informamos sobre o que estão a fazer agora.